Valores

Toda a atividade desenvolvida no Colégio Bom Jesus é norteada por valores e ideais que pretendemos ver refletidos nas atitudes e comportamentos dos nossos colaboradores e assim serem transmitidos às nossas crianças com quem estabelecemos o compromisso de criar as condições para CRESCER FELIZ.

valores

Eis os nossos valores:

VALORES MORAIS (prioridade à essência)

Porque acreditamos que o Homem se mede pela essência e não pela aparência e porque sabemos que ela se constrói a partir do berço, queremos que os valores morais, que são a essência de cada Homem, sejam transmitidos às nossas crianças acima de tudo pelo exemplo que lhes transmitimos na forma como executamos as nossas atividades e lidamos uns com os outros e com elas.

Assim a Verdade, a Compreensão, a Humildade, e o Respeito (pelo outro, pela natureza, pela diversidade) são a base de todas as atitudes no CBJ.

ATITUDE (presença marcante)

Para que nos encantemos ao ver um palácio, ao olhar para um jardim, ao ler um poema ou ao ouvir uma sinfonia, um dia alguém sonhou com essa obra.
Mas quantos sonhos não passaram disso mesmo. Para que a obra nasça é sobretudo necessária determinação para enfrentar todas as dificuldades que apareçam pelo caminho.

O trabalho com as crianças, a obra mais exigente alguma vez iniciada, precisa de profissionais com Atitude, capazes de Servir com Carinho, Dedicação, Dinamismo e Responsabilidade as crianças que nos são confiadas, enfrentar com Alegria, Coragem, Sensatez e Persistência as dificuldades que a tarefa necessariamente traz, mantendo um Saber estar e Firmeza de propósito, que transmitam às crianças a confiança nos seus educadores que as leve a uma aprendizagem equilibrada e os torne peças de grande valor que encantem todos os que com elas se cruzam.

CONFIANÇA (relacionamentos positivos)

A vida em comunidade pode ser um meio de desenvolver um grande número de capacidades já que permite o cruzamento de pessoas com experiências e caraterísticas diferentes que, postas a funcionar em conjunto, geram novas e mais proveitosas experiências.

Os relacionamentos no CBJ são baseados numa atitude positiva criadora de Confiança, Partilha e Inter-ajuda e por isso, estimuladores de Amizades.

Sabemos que este caminho enriquece todos os que se cruzam connosco: as crianças que nos inspiram, os colaboradores que são a nossa energia, as organizações que alimentam a nossa escola com os seus produtos e saberes e a comunidade que nos envolve.

COMUNICAÇÃO (entendimento)

Numa época em que a informação prolifera, torna-se muito difícil fazer passar uma mensagem sem "interferências", por isso é indispensável determinar com clareza a mensagem que necessita realmente de ser transmitida e encontrar estratégias adequadas para a fazer chegar ao destino.

No CBJ a Comunicação baseia-se na Disponibilidade para ouvir (e Saber ouvir) procurando dessa forma entender claramente as necessidades de todos os que procuram a nossa intervenção para podermos satisfazer cabalmente as suas expetativas.

QUALIDADE (fazer melhor)

Sabemos, que a nossa subsistência como organização, depende essencialmente da capacidade que demonstrarmos em superar todos os dias as nossas limitações e de atingir novos e mais elevados níveis de desempenho.

Por isso os profissionais do CBJ pautam a sua atuação por critérios de Competência e Objetividade, realizando um trabalho reconhecido pela Qualidade e procurando que a Criatividade seja o motor que os leva a fazer melhor cada dia.

Copyright Colégio Bom Jesus 2012-2024 | Todos os direitos reservados.